FALE COM UM ESPECIALISTA

4004-2122

Atendimento: 9:00h às 18:00h, 2ª a 6ª

Controle de Acessos às Redes de Computadores

Também conhecido como NAC (Network Access Control), o controle de acessos é uma abordagem voltada a segurança de redes de computadores, que tenta unificar tecnologias de segurança conhecidas por endpoint (como antivírus, prevenção de intrusões e avaliação de vulnerabilidades), autenticação de usuários, de sistemas, e aplicação de segurança para redes computacionais.

Um NAC é uma solução direcionada às redes de computadores, que utiliza um conjunto de protocolos afim de definir e implementar uma política que descreve como proteger o acesso aos ativos da rede. O NAC pode compreender um processo de correção automática (ajustar os ativos que estiverem em não conformidade, antes de permitir o acesso dos mesmos) nos sistemas de rede, permitindo que equipamentos de infra-estrutura, como roteadores, switches e firewalls, funcionem em conjunto com os servidores do back office e também com os computadores utilizados por usuários finais, afim de garantir que os sistemas de informação estejam operando de forma segura antes de seu uso ser permitido.

Um NAC visa fazer exatamente o que o nome diz: controlar via políticas os acessos a uma rede de computadores, incluindo verificações de segurança de pré-admissão de terminais, e controles de pós-admissão, afim de garantir que usuários e dispositivos acessem apenas o que foi definido pela política.

A utilização do padrão 802.1X pode ser considerada uma forma simples de NAC. Porém, para que seja efetivo, é preciso que um NAC seja algo mais extenso e complexo.

No Comments Yet.

Leave a comment