FALE COM UM ESPECIALISTA

4004-2122

Atendimento: 9:00h às 18:00h, 2ª a 6ª

Controle de Dispositivos Móveis

Os dispositivos móveis estão se proliferando exponencialmente nas empresas. Para mitigar os riscos causados por esta proliferação, é necessário adotar técnicas e protocolos que propiciem visibilidade e controle dos dispositivos corporativos e de funcionários, que estão se conectando com a rede corporativa e acessando os recursos corporativos.

É preciso adotar uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM – mobile device management) que permita o gerenciamento e implantação de dispositivos móveis em larga escala. Dentre as funções desejadas, é mandatório que o ferramental adotado possua habilidade de inscrever os dispositivos rapidamente no seu ambiente empresarial, de configurar e atualizar as definições dos dispositivos pelo ar (OTA – Over The Air), de impor políticas de segurança e de conformidade, de garantir o acesso móvel seguro aos recursos corporativos, e de bloquear ou apagar remotamente os dados nos dispositivos gerenciados.

Até aqui, estas recomendações são adotadas em pouquíssimas empresas, provavelmente por um motivo simples: Falta de informação. É preciso ter consciência que uma revolução da computação pessoal está muito próxima, já que os smartphones mais modernos possuem capacidades muito similares a um computador doméstico. Projetos como o Ubuntu for Android foram desenvolvidos considerando esta realidade, e é muito provável que em poucos meses tenhamos no mercado o primeiro Celular Full Desktop sendo comercializado.

ubuntu-android-1

Analisando este quadro, podemos perceber que existe um GAP imenso na implementação de MDM, e com ele uma tremenda exposição a riscos diversos, que ameaçam a sobrevivência e continuidade das organizações.

Comments are closed.